Apresentação
A Faculdade Sudamérica apresenta neste inverno de 2009, a “@RGUMENTANDUM” - Revista Eletrônica, uma publicação semestral com a finalidade de divulgar os trabalhos de professores e estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação que esta Instituição de Ensino Superior ministra, bem como de trabalhos de profissionais de outras Instituições, nacionais e estrangeiras.
A Revista Argumentandum é uma publicação eletrônica editada pela Faculdade Sudamérica de Cataguases, com atualização periódica de seu conteúdo e com acesso gratuito por meio da Internet (http://www.sudamerica.edu.br/argumentandum/index.php/argumentandum/index). Seu objetivo é promover a pesquisa empírica na diferentes áreas do conhecimento , assim como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica na região mediante a divulgação de trabalhos acadêmicos que possam apresentar novas metodologias, perspectivas teóricas e práticas.
Podem contribuir com a Argumentandum professores e estudantes, profissionais com formação acadêmica diversa, pesquisadores em cursos stricto e lato sensu e interessados em divulgar resultados de seus estudos e pesquisas.
O Manual de Orientações para a Submissão de Artigos e de Resenhas ao Conselho Editorial da Argumentandum foi desenvolvido com o intuito de estabelecer procedimentos para apresentação de artigos e resenhas a serem publicados na Revista Eletrônica @rgumentandum.
Os articulistas que encaminharem artigos e resenhas de sua autoria para apreciação pelo Conselho Editorial estão concedendo à Faculdade Sudamérica os direitos autorais da sua obra para reprodução em qualquer veículo de comunicação de responsabilidade dessa Instituição.
A Revista Eletrônica @rgumentandum publicará artigos científicos, bibliográficos, relatos de experiências, ensaios, resenhas, entrevistas e reflexões. De acordo com as normas de publicação os materiais encaminhados à Revista deverão ser submetidos ao Conselho Editorial e aqueles trabalhos que os pareceristas recomendarem serão publicados. Entre os objetivos desta publicação elencamos alguns:
- Estimular e valorizar a publicação acadêmica de seus professores e alunos;
- Divulgar as pesquisas realizadas, possibilitando o intercâmbio entre alunos, professores e comunidade acadêmica;
- Promover espaço para o diálogo científico-acadêmico.
- Divulgar intervenções interdisciplinares e inovadoras que tenham qualidade aprovada por pares competentes.
- Estimular docentes e discentes – Os professores também devem incentivar os alunos à produção de textos através atividades extra-classe ou até como atividade complementar;
- Promover o intercambio com outras Instituições de Ensino Superior – As principais instituições de ensino Superior serão comunicadas/contactadas, e, em todas elas, serão feitas chamadas para artigos Política de Acesso LivreEsta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho dos autores.
- Lembramos que a partir da publicação da primeira edição a Revista contará com o Registro (ISSN) como periódico eletrônico no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.